O músico e compositor Neil Young foi entrevistado por Walt Mossberg e Peter Kafka, na conferência D: Dive Into Media, e tratou de alguns assuntos interessantes.
Pra começo de história, Young não apoia a música digital como ela é hoje. “Não é que o formato digital seja ruim ou inferior, é que a forma como ele está sendo usado não faz jus à arte. O MP3 tem apenas 5 por cento dos dados presentes numa gravação original. […] A conveniência da era digital forçou pessoas a optar entre qualidade e conveniência, mas elas não deveriam ter que fazer essa escolha.”
Young propôs que os fãs devem criar um movimento para exigir maior qualidade de áudio. "Occupy audio!", Insistiu ele. Então, qual é a solução? Novo hardware capaz de reproduzir arquivos de áudio que preservam mais dos dados presentes nas gravações originais, disse Young. Ah. Mas quem vai produzir isso? , Disse Young, "um cara rico."
E, evidentemente, uma vez havia um cara rico trabalhando em apenas um dispositivo. "Steve Jobs como um pioneiro da música digital, e seu legado é enorme", disse Young. "Mas quando ele ia para casa, ele ouvia vinil. E você tem que acreditar que se ele tivesse vivido o suficiente, ele teria feito o que eu estou tentando fazer. "
Também um tema de conversa durante a entrevista de hoje: A indústria fonográfica, e se a gravadora sobreviveu à sua utilidade. Young alegou que sim. "O que eu gosto nas gravadoras é que elas apresentam e mantem os artistas", disse ele. "Isso não existe no iTunes, e não existe na Amazon. Isso é o que uma gravadora faz, e é por isso que gosto da minha gravadora. As pessoas olham para as gravadoras, e enchergam como obsoletas, mas há um monte de alma lá dentro - um monte de pessoas que se preocupam com a música, e isso é muito importante ".
Então por que é o caso de alguns artistas reclamam muito sobre o lucro na indústria? , Disse Young: "Os artistas deveriam ir sozinhos. Eles têm uma escolha do que eles podem fazer. Artistas que querem ir sozinho apenas devem fazer isso. "
Finalmente, falando sobre pirataria, que ele não vê como a ameaça do que outros músicos fazem. "A pirataria é o novo rádio", disse Young. "Isso é como a música fica ao redor."
( source )
Home
»
)-(ome
»
audio
»
entrevista
»
mp3
»
Neil Young
»
STEVE JOBS
»
Neil Young não curte MP3 e afirma que Steve Jobs ouvia vinis em sua casa